A importância da manutenção preventiva em elevadores

0
227

Tema será abordado durante o Workshop Síndicos Planning, evento que ocorre dia 20 de junho, no Auditório do Secovi, em Balneário Camboriú

Para quem mora em edifício, usar o elevador faz parte do dia a dia. Mas quem usa, nem sempre se dá conta que o equipamento precisa de manutenção preventiva e constante. Sem a conservação devida, além do risco de acidentes, os elevadores podem ser um verdadeiro ralo de gastos em um condomínio. Quem faz o alerta é o engenheiro mecânico Júlio Pancera da LP Elevadores.

Pancera vai ministrar a palestra “Elevadores de passageiros, o cotidiano”, durante o Workshop Síndicos Planning, evento que ocorre dia 20 de junho, no Auditório do Secovi, em Balneário Camboriú. A atividade é voltada à síndicos e administradores de condomínios do Litoral.

O engenheiro destaca que a manutenção preventiva nada mais é do que uma ação de monitoramento do equipamento para que ele continue operando da mesma forma que saiu da fábrica e, dessa maneira, prolongar seu tempo de utilização. O principal objetivo é evitar ou atenuar possíveis falhas para preservar e restaurar a confiança do equipamento.

Existem basicamente 3 tipos de manutenções:

  • Manutenção corretiva: é feita após a ocorrência de uma pane, no qual é recolocado um item em condições de executar uma função requerida.
  • Manutenção preventiva: ocorre em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.
  • Manutenção preditiva: permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragem, para reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutenção corretiva.

Manutenção deve ser feita por profissional

Um alerta que o engenheiro Pancera faz é sobre os laudos de vistorias. Segundo o especialista, há muitas pessoas que não são habilitadas para assinar esses documentos, mas mesmo assim o fazem.

“Muitas vezes, por falta de conhecimento, os síndicos contratam pessoas que nem poderiam acessar os elevadores, pelo fato de não serem habilitadas para isso. Tem muita gente no mercado que diz saber, mas na verdade não entende nada de manutenção”, comenta.

Outro alerta que ele faz é em relação à troca de elevadores. Trocar um modelo antigo por outro mais novo envolve muito mais que a simples substituição. Dependendo do caso, às vezes, a instalação e adequação para receber o novo equipamento podem custar mais que ele em si. Nesse caso é essencial que o condomínio contrate um especialista para fazer um estudo de viabilidade antes de decidir pela troca.

Sobre o workshop Síndicos Planning

O Workshop Síndicos Planning é um evento itinerante que vai percorrer as principais cidades do estado com maior relevância para o segmento. Blumenau foi a primeira cidade a receber o evento. Agora é a vez de Balneário Camboriú. Depois segue para Grande Florianópolis, Joinville, Blumenau e Criciúma.

O Workshop Síndicos Planning é organizado pela Inspiracom Marketing e Comunicação e conta com o Patrocínio da Altiva Brasil, Corrêa Materiais Elétricos, FSB Engenharia, Le Nôtre Paisagismo, Licent Prime, LP Elevadores, Montibeler Equipamentos, Personnalité Cobrancas, Roderjan Servicos Contabeis, SCI Sistemas Contábeis, Simblu, Sul Griffe Artefatos Domésticos, Valleblu Produtos de Higiene e Limpeza, e Apoio da ACIB, ACIBALC, BC Convention & Visitors Bureau, CasaHall Design District, CRA-SC, CREA-SC, Instituto GENE, NSC TV, Rádio Mix, Revista Área, SCGÁS, SECOVI-SC, SEAC-SC, SINDESP-SC e SINDUSCON.

Workshop Síndicos Planning – Balneário Camboriú
Data
: 20 de junho de 2018 (quarta-feira)
Local: Auditório do Secovi/ SC – Rua 3160, n° 533, Balneário Camboriú-SC
Horário: 8h30min às 18h
Inscrições pelo linkhttps://bit.ly/2rIK3SR
Informações: (47) 3285-7462 ou contato@sindicosplanning.com.br

Acompanhe a programação pelo Portal: www.sindicosplanning.com.br 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário!
Seu nome