Abastecimento e limpeza da caixa d’água em condomínios

O abastecimento e limpeza da caixa d’água nos condomínios é um ponto essencial, de responsabilidade do síndico. Portanto, hoje vamos dar algumas dicas para que você realize tudo da maneira correta. Confira:

Quando fazer?

É importante ressaltar que essa limpeza deve ser realizada com uma certa frequência, para que a água esteja sempre em boa qualidade e sejam evitados possíveis problemas.

A recomendação é que a limpeza da caixa d’água seja feita nos meses de outubro e fevereiro. Isso porque é em outubro que começa o período de verão e, portanto, haverá maior uso da água. Já em fevereiro é o momento que esse período finaliza e, dessa forma, a caixa d’água estará limpa para o restante do ano.

 

Como fazer?

Não se indica que essa limpeza seja realizada por conta própria. Em determinadas regiões do país, essa atitude pode até mesmo acarretar em multa para o condomínio. Sendo assim, a limpeza deve ser realizada por uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

Portanto, o seu papel nesse caso é acompanhar o trabalho da empresa contratada e se certificar que ela esteja realizando o serviço de acordo com as normas e com qualidade.

Alguns fatores para os quais você deve ficar atento são:

– É papel da empresa verificar a situação da estrutura do reservatório;

– Para realizar a limpeza, é preciso fechar a entrada de água e esvaziar o reservatório;

– A empresa precisará escovar as paredes internas, a tampa, além de remover o lodo;

– Eles devem tirar toda a sujeira, o que também inclui manchas (se possível);

– Também é interessante que a empresa realize a análise bacteriológica com o intuito de verificar se a limpeza foi efetiva;

– Por fim, a empresa fecha o reservatório, preferencialmente com lacre e cadeado;

– Depois disso, é preciso encher o reservatório e só então liberá-lo para consumo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário!
Seu nome