Como a comunicação e oratória podem contribuir com o trabalho do síndico

Compartilhe esse post:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

A vida em condomínio nem sempre é fácil. Cada morador tem uma opinião e encontrar harmonia entre todos é uma tarefa desafiadora! É aí que entram duas ferramentas muito importantes para o síndico: a comunicação e a oratória.

Saber como falar, e ouvir, as pessoas pode ser a peça-chave para conquistar a tranquilidade. A má comunicação é um dos principais pontos de desgaste na relação entre síndico e condôminos.

Um bom exemplo disso observarmos nas reuniões ou assembleias de condomínio. As discussões podem chegar a pontos acalorados, criando situações embaraçosas para os dois lados. Adotar a postura certa nesses momentos pode fazer toda a diferença. Segundo Antonio Carlos Cardoso, palestrante da Altiva Brasil Soluções em Treinamentos, o síndico precisa saber como não entrar em conflitos.

“Ele precisa estar preparado para não deixar se afetar com a discussão. É sempre importante lembrar que toda ação resulta em uma reação. Por isso é fundamental ele se preparar para essas situações”, explica.

Da entonação de voz até a postura corporal, Cardoso diz que é preciso estar atento a tudo. O especialista ainda lembra que muitos síndicos também são moradores dos condomínios e, em caso de desavenças, a convivência pode ficar insuportável.

 

3 dicas para ampliar a comunicação no condomínio

1. Faça reuniões com frequência

Elas contribuem para evitar conflitos e gastos reativos. Porém, devem ser breves, com início pontual para otimizar o tempo dos presentes e estimular a participação.

2. Crie grupos em aplicativos

Aplicativos como o WhatsApp podem contribuir para uma comunicação rápida e eficiente. É importante destacar que esse recurso deve ser usado com prudência para que a funcionalidade não seja comprometida.

3. Invista na comunicação visual

Elementos visuais, como quadros de aviso, podem ser afixados em lugares de maior movimentação como em entradas e garagens. Os elevadores também podem ser usados para transmitir comunicados, pois como há um tempo de permanência no espaço, a atenção é comumente voltada para cartazes e avisos em geral.

 

Conhecimento é fundamental para o bom desempenho da função

Nem todo mundo se prepara para desempenhar a função de síndico. Em muitos casos a pessoa aceita o convite, mas acaba se arrependendo ao confrontar com diversas situações. Porém, esta situação pode mudar a partir do conhecimento.

Pensando em oferecer instruções técnicas dirigidas para síndicos e administradoras de condomínio, a Síndicos Planning promove uma série de workshops e cursos em Santa Catarina. A programação envolve vários especialistas, que apresentam técnicas, ferramentas e soluções que permitem destacar o serviço do síndico no mercado condominial.

Os assuntos das palestras abordam desde a segurança contra incêndio e pânico em condomínios até rotinas de gestão e separação, acondicionamento e disposição dos resíduos domiciliares. Os temas variam conforme a região do estado.

O primeiro workshop da Síndicos Planning está marcado para o dia 18 de abril, em Blumenau. A programação completa e informações sobre as inscrições você pode conferir clicando aqui.

Outras quatro cidades também receberão o evento. São elas: Criciúma, Balneário Camboriú, Grande Florianópolis e Joinville. Participe!

Compartilhe esse post:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin