Como implantar a coleta seletiva em condomínios

0
101

Muitas pessoas já sabem o que é reciclagem e como fazer a coleta seletiva. Porém, isso pode ser algo difícil por conta da estrutura e até mesmo da falta de incentivo. Se o condomínio conta com um bom suporte, fica mais fácil realizar tal ação. Por isso, hoje vamos te mostrar como implantar a coleta seletiva em condomínios. Confira algumas dicas:

 

 

Espaço e condições para a coleta:

Antes de tudo, é importante verificar se o condomínio conta com espaço adequado para que a coleta seletiva possa ser feita.

É importante definir quantos coletores serão instalados e quais serão os modelos. Assim, você já conseguirá fazer um orçamento desse material de implementação.

Por se tratar de resíduos, é essencial que o ambiente seja mantido sempre limpo, para evitar o mau cheiro e animais como ratos, baratas, mosquitos e quaisquer outros que possam trazer doenças aos condôminos.

A recomendação é que os lixos sejam colocados próximos ao elevador de serviços ou então no subsolo, perto das garagens.

 

Conscientização dos moradores e funcionários:

Também é preciso certificar-se de que todos no condomínio entendam a importância e a motivação pela qual eles devem fazer isso.

Se todos tiverem compreensão do que está acontecendo, é mais provável que colaborem para que o processo de coleta ocorra da maneira correta.

Apesar de todos saberem do que se trata a reciclagem, muitos não entendem 100% como ela funciona. Explique para os moradores em qual lixo cada tipo de resíduo deve ser descartado. Isso vai facilitar!

 

Treinamento das pessoas responsáveis:

Para as pessoas que irão lidar de forma mais próxima com o processo da coleta, é importante aplicar treinamentos. Os funcionários responsáveis pela limpeza do local, por exemplo, devem saber como deixar o espaço limpo de forma correta, além de utilizar os equipamentos de segurança.

 

Quem faz a coleta?

Normalmente, a prefeitura da cidade é a responsável por realizar a coleta seletiva. Porém, no caso de alguns condomínios isso pode não ser suficiente ou eles podem não ser contemplados.

A alternativa para esses casos é contratar uma empresa de coleta ou mesmo firmar parcerias com cooperativas.

Ainda há a possibilidade de levar os resíduos até os Postos de Entrega Voluntária.

Já está preparado para implementar a coleta seletiva no seu condomínio?

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário!
Seu nome