Comunicados e engajamento dos condôminos

Compartilhe esse post:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Convocação para assembleias, a manutenção do elevador ou uma campanha de conscientização contra o desperdício da água… são inúmeros os comunicados e um dos principais desafios dos síndicos hoje é conseguir avisar todos os condôminos sem erro, mas com a correria do dia-a-dia, é impossível conversar com todos pessoalmente.

Faz parte dos deveres do síndico comunicar a todos os condôminos o que está acontecendo no condomínio. Essa comunicação precisa ser clara e objetiva, para que não haja nenhuma interpretação errônea e confusões futuras.

O síndico deve evitar ao máximo fazer textos grandes e cheios palavras desnecessárias. Aliado a isso, é muito importante que o síndico transmita uma mensagem  impessoal, sem preconceitos e insinuações, para que não insulte ninguém.

Além disso, o comunicado precisa ser efetivamente entregue e visto por todos. Para isso, separamos algumas dicas para que nenhum condômino fique desavisado.

Quadro de Avisos

Um quadro de avisos é sempre uma boa opção, desde que esteja disposto em um espaço de uso comum e de grande fluxo de circulação de condôminos. Não adianta nada um quadro de avisos, escondido em um corredor onde ninguém vê.

Além de conter os comunicados, o síndico pode disponibilizar no quadro os alvarás de segurança e ainda abrir um pequeno espaço, para que os moradores possam deixar seus anúncios despertando ainda mais a atenção de todos.

Avisos no elevador, também é uma boa opção. Junto com as mensagens claras e objetivas, o síndico deve utilizar imagens criativas para que chame e prenda a atenção do condômino, e assim evitando gasto desnecessário com impressões de papéis dos quais ninguém lê.

E-mail

O e-mail também é um mecanismo eficaz para realizar os avisos, de maneira que síndico consegue criar um grupo de contatos para avisos gerais ou direcionar  mensagens sobre determinados assuntos para determinados condôminos. Um aspecto interessante do e-mail é o controle de todos os e-mails enviados, como registro de ciência dos condôminos.

Redes Sociais

As redes sociais também facilitam e agilizam a troca de informações no nosso dia-a-dia. Por isso criar um grupo de avisos no WhatsApp, é comum em muitos condomínios. Além das informações serem dispostas em tempo real, é uma forma de interação rápida e eficaz entre condôminos e síndico.

Mas, para que não haja um acúmulo de informações desnecessário, é importante estabelecer regras de uso, restringindo o grupo apenas para comunicados. Proibindo  então, mensagens sobre política, religião e assuntos alheios, além das famosas mensagem de “bom dia”.

Uma ponderação importante é usar esse mecanismo apenas como complementação do quadro de avisos ou dos comunicados das reuniões.

Softwares

A tecnologia também traz diversos softwares de gestão que possuem funcionalidades de comunicados, onde o síndico faz a automação dos mesmos. O aviso pode ser escrito e agendado antecipadamente, onde será enviado por e-mail, WhatsApp, SMS, ou por algum aplicativo instalado no smartphone do condômino na data agendada.

Gostou desse conteúdo? Tem muito mais! Fique por dentro de tudo sobre gestão condominial no Síndicos Planning.

Compartilhe esse post:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário!
Seu nome