Condomínios devem ter um cuidado extra com a segurança nas instalações elétricas

Compartilhe esse post:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Cuidado com eletricidade nunca é demais. Principalmente, quando se trata de condomínios. É pensando neste assunto que a Inspiracom vai promover no dia 18 de abril, o Workshop Síndicos Planning. O evento busca discutir principais temas que dizem respeito ao dia a dia dos síndicos e administradores de condomínios. E, entre os dilemas, está a segurança nas instalações elétricas.

 

 

Dúvidas sobre necessidade de aterramento nas instalações prediais, dimensionamento de circuito e disjuntores; laudos de para-raios, alarme de incêndio e iluminação de abandono que o Corpo de Bombeiros solicita, e ressarcimento de equipamentos queimados por conta de má qualidade no fornecimento de energia elétrica, serão tratados na palestra “Segurança nas Instalações Elétricas – Proteção contra surtos de tensão”.

O tema será conduzido pelo engenheiro eletricista, Argemiro Dorval Corrêa, da Corrêa Materiais Elétricos. Ele lembra da importância da palavra ‘segurança’: “É muito importante que o síndico conheça as normas e leis que regulam este tema, pois ele é o responsável pela segurança de todos”, disse Argemiro.

Ele cita duas principais normas que precisam ser conhecidas: a NBR 5410, que trata especificamente sobre instalações em baixa tensão e a NR 10 que regula todos os serviços que envolvem eletricidade e seus riscos, além de garantir a saúde e segurança dos que estão envolvidos direta ou indiretamente na atividade.

Argemiro também observa a importância do serviço de eletricidade ser feito por profissionais habilitados. “Todo mundo pensa que entende um pouco de eletricidade, mas é só o profissional qualificado que vê, entende e consegue resolver o problema com segurança”, disse.

Em condomínios, quando a responsabilidade pela segurança de todos os moradores é primordial, optar por um profissional qualificado e com equipamentos seguros, como por exemplo, produtos antichamas e normatizados é algo fundamental. “Evita-se problemas com outros equipamentos, além do mais importante que é garantir segurança a todos os condôminos. E são esses os cuidados que o profissional habilitado deve oferecer”, disse.

Outro cuidado que precisa ser levado em contra é a manutenção preventiva. Em caso de condomínios, quando os custos são geralmente divididos entre os moradores, há a necessidade de se buscar sempre serviços mais em conta. E a manutenção preventiva é sempre a mais econômica, além de ser rápida e mais segura.

Portanto, ao primeiro sinal de problema, a orientação é chamar um especialista para verificar e dar a posição mais concreta para evitar problemas maiores.

Este, portanto, é um dos temas que será abordado no Workshop Síndicos Planning. Além de Blumenau, outras quatro cidades vão receber os encontros: Criciúma, Balneário Camboriú, Grande Florianópolis e Joinville.

O primeiro workshop da Síndicos Planning está marcado para o dia 18 de abril, em Blumenau. A programação completa e informações sobre as inscrições você pode conferir clicando aqui.

Compartilhe esse post:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário!
Seu nome