Inadimplência: qual a responsabilidade civil dos síndicos?

Este é um dos temas a serem abordados dia 18 de julho, no Workshop Síndicos Planning, em Florianópolis

Para ser síndico não basta apenas querer assumir o posto. O cargo de síndico exige conhecimentos básicos em Administração, Direito, Gestão de Pessoas e Contabilidade. E, além desses conhecimentos, o cargo possui responsabilidades atribuídas pelo artigo 1.348 do Código Civil, que, se não cumpridas adequadamente, ocasionarão prejuízos aos condôminos ou a terceiros.  

Estas são algumas das preocupações que serão abordadas durante o Workshop Síndicos Planning, no dia 18 de julho, no Auditório da Fecomércio, em Florianópolis. A palestra “Inadimplência: Responsabilidade Civil dos Síndicos”, será ministrada por Josiane Vincoski, da Contractual Santa Catarina.

Josiane é advogada, empresária, pós-graduada em Processo Civil, Pós- graduada em Direito Civil, Pós graduanda em Direito Imobiliário, tem formação em Síndico Profissional e, há mais de 10 anos, é militante no direito Condominial.

“No sentido de orientar os síndicos, a palestra vai demonstrar com casos práticos as condutas que não devem ser tomadas na cobrança da inadimplência, evitando maiores desgastes entre síndico e condômino, e consequentemente, afastando a responsabilidade civil do síndico”, comentou Josiane.

Dentre as competências previstas no artigo 1.348 do Código Civil está a responsabilidade pela cobrança das taxas condominiais inadimplidas, devendo o síndico recuperar o crédito condominial. “No geral, parece ser uma responsabilidade bem simples, contudo, na prática, o síndico com a intenção de reduzir a inadimplência acaba praticando condutas que ferem o direito do condômino inadimplente, gerando o dever de indenizar pela conduta ilícita causada”, pontua. 

Sobre o Workshop Síndicos Planning

O Workshop Síndicos Planning é um evento que reúne profissionais e especialistas que debatem sobre as diferentes áreas de atuação do gestor de condomínios, gerando inovação, planejamento e um ambiente de networking e negócios.

O evento é uma iniciativa da Inspiracom Marketing e Comunicação e conta com o Patrocínio de C D’Avila Corretora de Seguros, Contractual Santa Catarina, Engemov Elevadores, IORSEC Estratégia em Segurança, Le Nôtre Paisagismo, Licent Prime, Seguridade Segurança e Serviços, Sompo Seguros, Técnica Engenharia, e o Apoio de ACIB, ACIF, CRA- SC, CREA-SC, CRECI-SC, Instituto Gene, NSC TV, Revista ÁREA, SCGÁS, SEAC E SINDESP-SC, SEBRAE-SC, SECOVI SC, SECOVI Fpolis/Tubarão e SECOVIMED.

Associados da ACIB, ACIF, CRA- SC, CREA-SC, CRECI-SC, SEAC E SINDESP-SC, SECOVI SC e SECOVI Fpolis/Tubarão têm 20% de desconto no valor das inscrições.

Workshop Síndicos Planning – Florianópolis
Data: 18 de julho de 2018 (quarta-feira)
Local: Auditório Fecomércio, Rua Felipe Schmidt, 785 – Centro, Florianópolis

Horário: 8h30min às 18h30min
Informações: (47) 3285-7462 ou contato@sindicosplanning.com.br

https://sindicosplanning.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário!
Seu nome