Livro de Ocorrências

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Há muito tempo o livro de ocorrência é utilizado por  condôminos e funcionários do condomínio. Nele são registradas todas as dúvidas, problemas e acontecimentos no condomínio a serem encaminhados para o síndico.

Confira neste post, algumas instruções sobre essa ferramenta tão importante no dia-a-dia do condomínio.

 

Importância do Livro de Ocorrência no condomínio

O principal intuito do livro de ocorrência e fazer um canal de comunicação entre o síndico e os usuários do condomínio. Com o registrado de todos os acontecimentos, além de dúvidas, sugestões e denúncias, de forma que auxilia o síndico a estar ciente dos fatos e das demandas condominiais através desses registros, para que assim, tome medidas como a penalização de algum infrator ou a realização da manutenção de alguma área comum.

Alguns cuidados

Como é público e utilizado por todos para realização de denúncias de má conduta de outros condomínios e funcionários, e ainda cobranças ou demandas  de interesse pessoal do condômino, muitas vezes, esses registros não são feitos de forma objetiva e construtiva, e sim de maneira irresponsável e ofensiva.

Assim, é importante a  criação de algumas regras para esses registros, que podem ser fixadas na capa ou contracapa do livro de ocorrência, de forma que sirvam como lembretes de conscientização sobre sua finalidade.

Vale também ressaltar aos usuários sobre a forma e o tipo de linguagem utilizadas nos registros, desautorizando o uso de palavras ofensivas, além de acusações  e deboche. Além disso, todos os registros devem conter a assinatura do autor, evitando denúncias anônimas.

Por ser considerado um documento público de todos os usuários do condomínio, também deve ser proibida a retirada o livro de ocorrência, seja da administração ou da portaria, sem autorização.

O livro de ocorrência em diferentes formatos

Atualmente, o livro de ocorrência pode ser encontrado em diferentes formas. Além do tradicional livro, com folhas numeradas e registros feitos a mão, o livro de ocorrência  pode ser feito forma digital através de sites, aplicativos e também nas mídia sociais.

É cada vez mais comum que os condomínios possuam um site próprio, que o auxiliam em sua valorização, emissão de boletos e avisos gerais, e também  podem conter alguma plataforma de mensagens que possibilita fazer o registro das ocorrências.

Alguns condomínios também fazem uso de softwares de gestão, estes possuem várias funcionalidades estendidas em aplicativos de celular para a interação dos condôminos, incluindo espaço para fazer os registros. Condomínios pequenos também não ficam para trás, os registros que usualmente seriam escritos no livro de ocorrência tradicional, também podem ser feitos através e-mails de maneira acessível e mais otimizada.

Gostou desse conteúdo? Tem muito mais! Fique por dentro de tudo sobre gestão condominial no Síndicos Planning.

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