Manutenção de elevadores: saiba como fazer

Compartilhe esse post:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

O elevador é uma das ferramentas mais essenciais em condomínios, usada diariamente por funcionários e moradores. Por conta disso, é dever do síndico saber como cuidar desse equipamento e qual a melhor maneira de realizar a sua manutenção. Hoje, vamos falar sobre a manutenção de elevadores e quais são as responsabilidades do síndico em relação a isso:

Contratando a empresa de manutenção:

Antes de tudo, é essencial contratar uma empresa de manutenção. E você precisa se certificar de que a empresa que está contratando é realmente adequada e preparada para oferecer um serviço de qualidade. Por isso:

– Verifique se a empresa possui registro na Prefeitura;

– A empresa também deve ter um engenheiro responsável em sua equipe;

– E, por fim, é indispensável que a empresa, bem como seus engenheiros, possua registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Depois de verificadas todas essas questões, é só contratar a empresa.

 

Frequência para realizar a manutenção de elevadores:

Outro ponto importante é que a manutenção de elevadores deve ser realizada em uma determinada frequência.

O indicado é que a manutenção seja feita uma vez por mês, para garantir que os devidos ajustes sejam feitos e que o equipamento esteja sempre em boas condições.

Além dessa manutenção mensal, é necessário que seja realizada uma vistoria completa dos elevadores do condomínio uma vez ao ano.

Por fim, o outro momento que você pode precisar do auxílio da empresa contratada para a manutenção é caso haja algum acidente.

 

Cuidados que você, os funcionários e os moradores podem tomar no dia a dia:

Além da manutenção dos elevadores, existem outros cuidados diários que devem ser tomados, a fim de evitar acidentes e ajudar na conservação dos equipamentos. Esses cuidados podem (e devem) ser tomados tanto pelos síndicos, quanto moradores, funcionários ou qualquer outra pessoa que venha a fazer uso do equipamento. Alguns deles são:

– Respeitar o limite de peso estipulado para o elevador;

– Proteger a cabine no caso de transporte de itens pesados e grandes volumes (normalmente isso é feito com o elevador de serviços);

– Evitar o uso de água durante a limpeza, já que os elevadores possuem vários componentes elétricos. A recomendação é utilizar apenas um pano úmido;

– Evitar brincadeiras que possam causar acidentes ou desregular o elevador (como pular) e

– Não forçar a porta do elevador. Esse gesto também pode causar acidentes e/ou desregular o equipamento.

Compartilhe esse post:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário!
Seu nome