O Presidente do SECOVI/SC fala em entrevista da importância de eventos como workshop Síndicos Planning para o setor habitacional.

“O SECOVI/SC ATUA NA DEFESA DO INTERESSE DE TODO O TRADE DA HABITAÇÃO DE SANTA CATARINA”

A frase é de Sérgio Luiz dos Santos, presidente do Secovi/SC. O Sindicato da Habitação de Santa Catarina, com sede em Balneário Camboriú, atua hoje em 135 munícipios e representa cerca de 7 mil empresas. Um número expressivo para uma das maiores entidades representativas de Santa Catarina. É para este público que o Secovi/SC e, para dar suporte, apoia eventos importantes para o setor como o Workshop Síndicos Planning, que ocorre dia 20 de junho, em Balneário Camboriú. “Qualquer evento que traga e elucide o conhecimento e a cultura da convivência em condomínio e o trabalho para que os condomínios possam ter conhecimento acima da prestação de serviço é muito interessante”, disse. Abaixo, você confere a entrevista que o Portal Síndicos Planning fez com o presidente do Secovi/SC:

Síndicos Planning – O Secovi/SC representa hoje 135 municípios e é considerada uma das maiores entidades representativas do estado. São quantos associados atualmente? Como é administrar uma entidade deste porte?

Sérgio Luiz dos Santos – O Secovi/SC tem em sua base representativa 135 municípios do estado de Santa Catarina, municípios estes com PIB considerável no estado, abrangendo desde o Meio Oeste catarinense, até o Litoral e Serra Catarinense. Dos associados, nós poderíamos dizer que temos hoje em torno de 2.500 associados, mas os representados, nestes municípios, somam mais de 7 mil empresas. Esta é a nossa estrutura para o trabalho administrativo da entidade do Secovi/SC.

Síndicos Planning – O senhor assumiu recentemente a gestão da entidade para 2018-2022. Qual o principal desafio da diretoria do Secovi/SC para este período?

Sérgio Luiz dos Santos – O desafio é o Associativismo. Precisamos incutir na cabeça dos empresários, principalmente dos Síndicos e também representantes de imobiliárias, de que a entidade faz e atua com papel muito importante de representação juntos aos órgãos públicos – municipais, estaduais e federais – na defesa do interesse de todo o trade da habitação de Santa Catarina. O Secovi/SC tem como cunho principal a defesa dos interesses de seus representados, e por isso, o nosso desafio é fazer com que cada vez mais cresça está representação e aumentemos o nosso associado, para que possamos cada vez mais dar respaldo para os condomínios, shopping centers e toda a classe de representados, ou seja todo, o mercado imobiliário e da habitação.

Síndicos Planning – Dia 20 de junho, ocorre o Workshop Síndicos Planning, em Balneário Camboriú. O evento tem como objetivo discutir o dia a dia dos condomínios. Qual a importância de eventos como este para o setor?

Sérgio Luiz dos Santos – Principalmente, que qualquer evento que traga e elucide o conhecimento e a cultura da convivência em condomínio e o trabalho para que os condomínios possam ter conhecimento acima da prestação de serviço é muito interessante. Ou seja, nos condomínios, apesar de não sermos uma entidade comercial com fins lucrativos, nós temos uma função muito especial, que é a função do ordenamento, da convivência e para isto também temos a questão da responsabilidade civil e criminal, nada mais justo que todos os síndicos e aqueles que fazem parte da convivência em condomínio possam ter cada vez mais conhecimento sobre o setor.

Síndicos Planning – Quem mora em condomínios precisa seguir estatutos ou regulamentos internos. Na sua avaliação, o síndico ou administrador de condomínio precisa estar ciente das mudanças da legislação?

Sérgio Luiz dos Santos – Obviamente, que não se tem dúvida de que o síndico, administrador, como também o morador, tem que ter conhecimento da legislação pertinente a cada condomínio. Pois, quem faz a lei são os condôminos. É na assembleia que se determina o Regulamento Interno, previsto já na sua constituição que vem a ser a convenção condominial, por isto que, para alterar esta convenção precisa um quórum especifico para fazer qualquer tipo de alteração. Então, nada mais justo que todos saibam de como é formado o condomínio, para o que ele serve e quais são as suas alternativas. É de grande importância este conhecimento cultural de todos os condôminos.

Síndicos Planning – Muitas vezes, o síndico é aquela pessoa que “diz ter mais tempo” para a função. Qual é a importância do síndico em um condomínio?

Sérgio Luiz dos Santos – A importância do síndico em um condomínio, é a mesma de um pai ou de uma mãe em uma família: a sua presença e a sua determinação representa a voz ativa da comunidade. Portanto, a comunidade deve saber eleger aquele que consegue justamente atender as suas necessidades. Esta é a importância real do síndico, na representação daquela sociedade condominial.

Síndicos Planning – O Secovi/SC tem em seu site o Guia de Boas Práticas em Condomínios. Por que o a entidade elaborou este Guia?

Sérgio Luiz dos Santos – O Guia de Boas Práticas em Condomínio, elaborado pelo Secovi/SC, vem de um trabalho constante de atendimento a todos aqueles que moram em condomínios e que solicitam ao Secovi/SC informações e dúvidas. Então, o Secovi/SC procura responder com base na legislação federal, para que todos possam ser atendidos e que possam ter conhecimento. O Guia de Boas Práticas em Condomínio vem trazer exatamente isto: qual caminho a ser tomado em relação a dúvidas e como realmente administrar um condomínio. Esta é a intenção do Guia de Boas Práticas em Condomínio, dar mais conhecimento aquele que faz a gestão do condomínio.

Participe do Workshop Síndicos Planning em Balneário Camboriú.

O Workshop Síndicos Planning é organizado pela Inspiracom Marketing e Comunicação e conta com o Patrocínio da Altiva Brasil, Corrêa Materiais Elétricos, FSB Engenharia, Le Nôtre Paisagismo, Licent Prime, LP Elevadores, Montibeler Equipamentos, Personnalité Cobrancas, Roderjan Servicos Contabeis, SCI Sistemas Contábeis, Simblu, Sul Griffe Artefatos Domésticos, Valleblu Produtos de Higiene e Limpeza, e Apoio da ACIB, ACIBALC, BC Convention & Visitors Bureau, CasaHall Design District, CRA-SC, CREA-SC, Instituto GENE, NSC TV, Rádio Mix, Revista Área, SCGÁS, SECOVI-SC, SEAC-SC, SINDESP-SC e SINDUSCON.

WORKSHOP SÍNDICOS PLANNING – BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Data: 20 de junho de 2018 (quarta-feira)

Local: Auditório do Secovi/ SC – Rua 3160, n° 533, Balneário Camboriú-SC

Horário: 8h30min às 18h