O que o síndico deve fazer no primeiro ano do condomínio na gestão pós entrega.

Erica Faerber, advogada e síndica profissional repassa algumas dicas importantes para a função.

Imagine a seguinte cena: a construtora acaba de entregar o empreendimento tão sonhado. Você recebe as chaves do seu apartamento e quer se mudar rapidamente. Mas você sabe a quem se reportar se tiver alguma dúvida? Sabe quem é o síndico do prédio e quais seus deveres e direitos enquanto morador?

Pois bem, a advogada e síndica profissional Erica Faerber lembra que é neste momento – especial para muitas pessoas – que o síndico tem um papel importante. “Ele precisa conciliar a gestão com a construtora, com o condomínio e com os condôminos”, comentou.

Erica, que tem pós-graduação em Direito Contemporâneo, vai explicar tudo o que o síndico precisa saber para este primeiro ano de gestão no Workshop Síndicos Planning, no dia 19 de setembro, em Joinville durante a palestra “Primeira Gestão – Entrega do Empreendimento”. Aqui, ela lista algumas situações importantes a serem observadas pelo síndico:

1- Entrega do empreendimento – Após a assembleia de implantação do condomínio é importante a construtora, juntamente com o síndico e conselho, assinarem um termo de entrega das áreas comuns (sinalizando o que a construtora está entregando);

2- Manutenções – É importante fazer um check list de todas as manutenções, seguindo as orientações dos manuais dos equipamentos para não perder a garantia.

3- Metodologia e procedimento – Fazer um planejamento da contratação de funcionários, serviços terceirizados, enfim, de toda a logística com a entrada dos condôminos (mudanças) e avaliar o início da vida em condomínio;

4- Aplicação do Regimento Interno – São as regras que devem ser observadas. Decorridos 60 ou 90 dias da entrega do empreendimento, é importante a realização de nova assembleia para adequar as necessidades específicas do condomínio (horário de mudanças, uso das áreas comuns, etc). Na entrega do empreendimento, a construtora apresenta um regimento interno padrão.

O Workshop Síndicos Planning é um evento itinerante direcionado à síndicos, administradores de condomínios e profissionais ligados à área. Neste ano o evento já ocorreu em três cidades de Santa Catarina. Blumenau (teve duas edições – uma em abril e outra em agosto), Balneário Camboriú e Florianópolis. Agora, o evento chega à cidade mais populosa de Santa Catarina. Será um dia inteiro de palestras.

Entre os temas já confirmados que estão abordados durante o evento estão: Passivo Trabalhista; Segurança nas Instalações Elétricas – Proteção contra surtos de tensão; Portaria Remota, o que é mito e o que é verdade; Ética e Transparência na Gestão Condominial; Desligamento do sinal analógico de TV; As responsabilidades da manutenção predial; Elevadores de passageiros, o cotidiano; A tributação para atividade empresarial do Síndico Profissional e o Quadro “De Síndico para Síndico.

Nesta edição o evento vai contar com os seguintes parceiros: Altipisos, Corrêa Mat. Elétricos, Duplique Cobranças, Embracon Condomínios, LP Elevadores, Montibeler Equipamentos, Organiza Conservação e Limpeza, Técnica Engenharia, SCI Sistemas Contábeis e S.Corrêa Pinturas Prediais. São apoiadores: ACIB, CRA- SC,CREA-SC,CRECI-SC, Sistema Fecomércio SC SESC SENAC, Instituto Gene, NSC TV, SEAC E SINDESP-SC, SEBRAE, SECOVI Blumenau, SECOVI Floripa/Tubarão, SECOVI NORTE e SECOVI SC.

Workshop Síndicos Planning – Joinville
Data: 19 de setembro de 2018 (quarta-feira)
Local: Hotel Tannenhof, Rua Visconde de Taunay, 340 – Atiradores, Joinville.

Horário: 8h00min às 19h30min
Informações: (47) 3285-7462 ou (47) 99147-4789; ou contato@sindicosplanning.com.br