Qual a responsabilidade do síndico nas obras do condomínio?

Compartilhe esse post:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Engenheiro civil Álvaro Ling Junior vai explicar tudo sobre obras durante palestra no Workshop Síndicos Planning, dia 24 de julho, em Florianópolis

Você sabia que quando se faz uma reforma, seja dentro do apartamento ou fora, no condomínio, o síndico assume a responsabilidade civil sobre tudo? Isso mesmo. “É preciso que o síndico ou administrador de condomínio conheça algumas normas de construção e reformas, porque ele tem a responsabilidade civil sobre isso”, alerta o engenheiro civil Álvaro Ling Junior, da Técnica Engenharia.

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

O engenheiro Álvaro será um dos palestrantes durante o Workshop Síndicos Planning que será realizado no dia 24 de julho, no auditório do Square Corporate, em Florianópolis, e mostrará tudo que o síndico precisa saber para fazer uma reforma sem dor de cabeça.

Ele destaca o surgimento da NBR 16.280 :14 – que entrou em vigor no dia 18/04/2014 e que trata sobre Reforma em Edificações – Sistema de Gestão de Reformas. Neste caso específico, segundo ele “o síndico pode responder por aspectos administrativos, civis e criminais que decorrerem da falta de observância do seu papel descrito nesta NBR”, disse.

É importante observar que a NBR 16.280 orienta que para fazer uma reforma, mesmo dentro da sua unidade condominial, o morador ou proprietário deve apresentar ao síndico um plano de reforma detalhado e uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou um RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) assinados por um engenheiro (ART) ou arquiteto (RRT) que deverá acompanhar a obra.

“Ressalta ainda que o foco da NBR 16.280 está em promover a segurança, o bem-estar e o bom convívio a todos os moradores, seja direta ou indiretamente”.

O Workshop Síndicos Planning é um evento que reúne profissionais e especialistas que debatem sobre as diferentes áreas de atuação do gestor de condomínios, gerando inovação, planejamento e um ambiente de networking e negócios.

Também serão debatidos nesta edição temas como: Cadastro Positivo: impactos para quem concede e para quem recebe o crédito, A tese de exclusão do condômino antissocial e as decisões judiciais que a fundamentam, Soluções para carregamento de carros elétricos em condomínios e muito mais!

Esta ação é uma iniciativa da Inspiracom Marketing e Comunicação e conta com o Patrocínio de Acqua Reduz, Duplique Cobranças, Fazzenda Park Hotel, Krenke Brinquedos, Licent Prime, Liderança Administradora, Lojacond Equipamentos para Condomínio, Orsegups Monitoramento Eletrônico, Pormade Portas, Sicoob Maxicredi e Técnica Engenharia. Apoio: CDL Florianópolis, CRA-SC, CREA-SC, FCDL-SC, SEAC E SINDESP-SC, SECOVI Floripa/Tubarão e SPC Brasil.

Inscrições antecipadas e vagas limitadas. Participe!

Associados da CDL Florianópolis, CRA-SC, CREA-SC, FCDL-SC, SEAC E SINDESP-SC, SECOVI Floripa/Tubarão e SPC Brasil têm 20% de desconto.

Workshop Síndicos Planning – Florianópolis
Quando: 24 de julho de 2019

Horário: das 8hs às 19:30hs

Local: Auditório Square Corporate – Rod. José Carlos Daux, 5500 – Saco Grande, Florianópolis.

Informações: 47 3285-7462 ou contato@sindicosplanning.com.br

Compartilhe esse post:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin