Qual a responsabilidade do síndico nas obras do condomínio?

Engenheiro civil Álvaro Ling Junior vai explicar durante palestra no Workshop Síndicos Planning, dia 21 de novembro

Você sabia que quando se faz uma reforma, seja dentro do apartamento ou fora, no condomínio, o síndico assume a responsabilidade civil sobre tudo? Isso mesmo. “É preciso que o síndico ou administrador de condomínio conheça algumas normas de construção e reformas, porque ele tem a responsabilidade civil sobre isso”, alerta o engenheiro civil Álvaro Ling Junior, da Técnica Engenharia.

Ele será um dos palestrantes no dia 21 de novembro, durante o Workshop Síndicos Planning, evento que ocorre no auditório do Instituto Gene, em Blumenau. Esta é a terceira vez neste ano que a cidade sedia a atividade.

O engenheiro Álvaro destaca o surgimento da NBR 16.280 :14 – que entrou em vigor no dia 18/04/2014 e que trata sobre Reforma em Edificações – Sistema de Gestão de Reformas. Neste caso específico, segundo ele “o síndico pode responder por aspectos administrativos, civis e criminais que decorrerem da falta de observância do seu papel descrito nesta NBR”, disse.

É importante observar que a NBR 16.280 orienta que para fazer uma reforma, mesmo dentro da sua unidade condominial, o morador ou proprietário deve apresentar ao síndico um plano de reforma detalhado e uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou um RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) assinados por um engenheiro (ART) ou arquiteto (RRT) que deverá acompanhar a obra.

“É importante ressaltar que o foco da NBR 16.280 está em promover a segurança, o bem-estar e o bom convício a todos os moradores, seja direta ou indiretamente”, comenta o engenheiro Álvaro.

Workshop Síndicos Planning

Será um dia inteiro de palestras, com novos temas e uma programação especial em comemoração ao Dia do Síndico, que é celebrado no dia 30 de novembro.

O evento é uma realização da Inspiracom Marketing e Comunicação e conta com os seguintes patrocinadores: Colordesign Tintas, Corrêa Mat. Elétricos, Embracon Condomínios, Ferrarezi & Schmoegel Advocacia e Consultoria Jurídica, Krenke Brinquedos Pedagógicos, Liderança Administradora de Condomínios, LP Elevadores, Montibeler Equipamentos, Técnica Engenharia, Unifique Telecom, Viacredi e Winker.

Como apoiadores estão ACIB, CRA- SC, CREA-SC, CRECI-SC, FECOMÉRCIO, Instituto Gene, NSC TV, Prefeitura de Blumenau, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (SEDEC), SEAC E SINDESP-SC, SECOVI Blumenau, SECOVI FLORIPA/TUBARÃO, SECOVI Norte, SECOVI SC e SECOVI-Sul/SC.

Inscrições antecipadas e vagas limitadas. Garanta sua presença:

Workshop Síndicos Planning – Blumenau
Data: 21 de novembro de 2018 (quarta-feira)

Horário: das 8hs às 19hs30min
Local: Auditório do Instituto Gene

Endereço: Rua Antônio da Veiga, 105 – Bairro Victor Konder, Blumenau – SC
Informações: (47) 3285-7462 ou (47) 99147-4789; ou contato@sindicosplanning.com.br