Serviços terceirizados: entidades SEAC e SINDESP alertam para os cuidados na hora da contratação

Avelino Lombardi, presidente do Sindicato Empresas de Asseio Conservação e Serviços Terceirizados (SEAC-SC) e dirigente regional do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina (SINDESP-SC) Crédito foto: José Corrêa

SEAC e SINDESP prestam serviços de orientação para síndicos e administradores de condomínios

Contratar serviços terceirizados para condomínios, seja de limpeza ou segurança, requer atenção e muito cuidado na escolha da empresa que vai prestar o serviço. Parece até uma tarefa fácil, já que há inúmeras empresas registradas e que prestam este serviço. Mas não é tão simples assim.

O Síndicos Planning – portal especializado em conteúdo para este setor – (www.sindicosplanning.com.br) conversou com Avelino Lombardi, presidente do Sindicato Empresas de Asseio Conservação e Serviços Terceirizados (SEAC-SC) e dirigente regional do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina (SINDESP-SC) sobre o assunto.

Lombardi disse que uma das principais recomendações das duas entidades é pesquisar a idoneidade da empresa a ser contratada. “O primeiro e principal cuidado antes de contratar é conhecer a empresa a ser contratada, verificar se é uma empresa legalizada, junto aos setores competentes. Se os empregados que prestarão serviço ao condomínio estão registrados como empregados na empresa que está sendo contratada”, orientou.

Outra preocupação é quanto à documentação da empresa. Lombardi destaca a necessidade de solicitar alguns deles: pedir as certidões negativas de débitos junto ao INSS, também ao MTE, a Receita Federal e a Prefeitura da localidade onde ela vai prestar o serviço. Além disso, a orientação é exigir mensalmente os comprovantes dos pagamentos dos salários dos funcionários, dos tributos e encargos sociais.

Para os moradores do condomínio é importante saber quem são os trabalhadores terceirizados contratados para o serviço. “E uma das formas de gerar confiança é exigir que os funcionários que prestarão os serviços ao condomínio se apresentem ao trabalho com  o uniforme da empresa contratada e com a devida identificação que pertencem ao quadro de funcionários da mesma”, recomenda Lombardi.

Todas as ações geram credibilidade e confiança tanto para o síndico ou administrador do condomínio quanto para o morador. Por isso, é muito importante, segundo Lombardi, colocar em local visível de todos os moradores a identificação da empresa que foi contratada para os serviços.

Estas e outras orientações sobre o dia a dia dos condomínios estão sendo abordadas no workshop itinerante que está percorrendo as principais cidades de Santa Catarina. O próximo evento do Workshop Síndicos Planning está marcado para dia 20 de junho, em Balneário Camboriú.

O Workshop Síndicos Planning é organizado pela Inspiracom Marketing e Comunicação e conta com o Patrocínio da Altiva Brasil, Corrêa Materiais Elétricos, FSB Engenharia, Le Nôtre Paisagismo, Licent Prime, LP Elevadores, Montibeler Equipamentos, Personnalité Cobrancas, Roderjan Servicos Contabeis, SCI Sistemas Contábeis, Simblu, Sul Griffe Artefatos Domésticos, Valleblu Produtos de Higiene e Limpeza, e Apoio da ACIB, ACIBALC, BC Convention & Visitors Bureau, CasaHall Design District, CRA-SC, CREA-SC, Instituto GENE, NSC TV, Rádio Mix, Revista Área, SCGÁS, SECOVI-SC, SEAC-SC, SINDESP-SC e SINDUSCON.

Workshop Síndicos Planning – Balneário Camboriú
Data:
 20 de junho de 2018 (quarta-feira)
Local: Auditório do SECOVI SC – Rua 3160, n° 533, Balneário Camboriú-SC
Horário: 8h30min às 18h
Inscrições pelo linkhttps://bit.ly/2rIK3SR
Informações: (47) 3285-7462 ou contato@sindicosplanning.com.br

Acompanhe a programação pelo Portal: www.sindicosplanning.com.br