Traços que fazem um trânsito melhor.

Após arrecadarem 87 bicicletas para doação pelo projeto Ciclovia da Alegria, alunos da Escola Barão do Rio Branco ilustram cartilha sobre educação no trânsito, demonstrando compromisso e atitude para mudar o futuro da sociedade.

Foto: Leo Laps Fotografia

Os alunos da Escola Barão do Rio Branco conheceram nesta terça-feira (29 de março) os nove desenhos selecionados para ilustrar a cartilha Educação no Trânsito, ação que integra o projeto Ciclovia da Alegria. Com traços coloridos e muita criatividade, os vencedores do concurso, que reuniu 290 estudantes do 3º e 4 º anos do colégio de Blumenau, curtiram uma “manhã de autógrafos” com a presença dos pais, idealizadores e patrocinadores do projeto. Desde 2020, o Ciclovia da Alegria arrecada bicicletas novas e usadas que são doadas para crianças e adultos de comunidades vulneráveis de Blumenau, através de uma parceria que envolve o Rotary Club Victor KonderInspiracom Marketing e Comunicação e o 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, além de uma série de empresas patrocinadoras.

Foto: Leo Laps Fotografia
Foto: Leo Laps Fotografia
Foto: Leo Laps Fotografia
Foto: Leo Laps Fotografia

Misturando alegria e nervosismo, os nove alunos, todos com 8 ou 9 anos de idade, assinaram várias cartilhas durante a solenidade realizada no pátio da Escola Barão do Rio Branco. Os desenhos foram produzidos no ano passado, após palestras e atividades de educação no trânsito, a convite da Inspiracom, com o objetivo de dar uma cara diferente e original para o material, que antes era ilustrado por profissionais. A escolha dos nove desenhos vencedores foi feita através de votação envolvendo os alunos e professores.

A coordenadora pedagógica Angela Monique Luciani salienta o trabalho de conscientização dos alunos no colégio, que começa já nos primeiros anos e é reforçado a partir da 5º ano, quando os estudantes podem começar a participar de programas de formação de lideranças que incluem inserções comunitárias e voluntariado.

Foto: Leo Laps Fotografia

“Quando as crianças aprendem as regras de trânsito cedo, acabam reforçando esse trabalho em casa, cobrando atitudes corretas dos pais. E isso foi o mais interessante: os próprios pais trazendo esse retorno e afirmando que estão mudando de atitude”,

conta a pedagoga Angela Monique Luciani.

 

Conteúdo educacional

Nas páginas da cartilha, uma série de dicas e regras de trânsito elaboradas pela Polícia Militar são descritas em linguagem adaptada ao público infanto-juvenil, ao lado de ilustrações que tratam de temas específicos: como atravessar a faixa de pedestres, a importância do cinto de segurança, a necessidade de usar equipamentos de proteção ao pedalar, entre outros. O conteúdo busca reforçar cuidados para um trânsito mais humano e seguro para todos. “Os desenhos deram mais vida e realismo à cartilha. Gostaria de agradecer aos alunos que participaram do concurso aplicando suas habilidades e imaginação”, afirma Luiz Carlos Reiter, presidente do Rotary Club Victor Konder.

 

O envolvimento da Escola Barão do Rio Branco com o projeto Ciclovia da Alegria começou no ano passado, quando os gincaneiros do colégio conseguiram reunir 87 das 210 bicicletas que foram arrecadadas e presenteadas em Blumenau (mais que o dobro do almejado). Mas a instituição educacional já participa há muito mais tempo da causa por um trânsito melhor e mais humano.

Há dez anos, a Barão realiza um dos maiores passeios ciclísticos de Blumenau, e a escola estimula os alunos a usarem a bicicleta para frequentar as aulas, disponibilizando um bicicletário interno.

“Pouco tempo atrás, dez alunos vinham de bicicleta. Hoje temos 60. O trânsito é um problema transversal na sociedade e que precisa ser debatido. Um projeto como este precisa ser estimulado e levado para cada vez mais pessoas na sociedade”

avalia o diretor da Barão, Marcos da Silva.

 

“Nos sete anos de existência da Inspiracom sempre dedicamos nossos esforços pessoais e nos engajamos em projetos sociais. Estamos felizes com os resultados alcançados nos dois anos do projeto e ainda mais com a sinergia dos estudantes e dirigentes da Escola Barão do Rio Branco”, afirma a fundadora da Inspiracom Marketing e Comunicação, Karina Kino Pardal. Além da criação e envolvimento com todo o projeto, a empresa foi a responsável pela diagramação e edição da cartilha, que deve ser destinada a outras escolas e instituições da cidade.

Foto: Leo Laps Fotografia

Alunos engajados

Os estudantes Catarina Bevian Packer e Yuri Kraft, ambos com 17 anos, participaram da gincana que arrecadou 87 bicicletas para o projeto Ciclovia da Alegria. Acostumados a arrecadar produtos de limpeza e alimentos, eles acharam a princípio que o desafio era bem maior.

Foto: Leo Laps Fotografia

“Primeiro ficamos em choque: quem vai ter uma bicicleta em casa disponível para doação? Mas fomos atrás e, ao contrário da expectativa, apareciam cada vez mais bicicletas para arrecadar”

conta Yuri.

“Quando a gente se organiza e vai atrás das coisas e colaboração em equipe, as coisas acontecem”,

complementa Catarina.

Foto: Leo Laps Fotografia
Foto: Alex Miranda

O projeto Ciclovia da Alegria nasceu inspirado pela ação de um síndico de um condomínio de Florianópolis. Em 2016, Volnei Medeiros resolveu consertar bicicletas abandonadas em seu condomínio e doar para crianças carentes no projeto “Fazer o Bem faz bem”, que foi vencedor da categoria Ação Social no Prêmio Síndicos Planning 2021.

Através da união do Rotary Club Victor Konder com a Inspiracom e a Polícia Militar, o projeto cresceu. Além das doações de bicicletas não apenas no Natal, mas também no Dia das Crianças, palestras e ações para melhorar a segurança no trânsito também fazem parte do Ciclovia da Alegria.

O projeto Ciclovia da Alegria conta com o importante apoio das empresas: Altenburg, Bem Bom Salgados, Cemitério São José, Clube Corretor de Seguros, Dinâmica Imobiliária, Giassi Supermercados, Group Consultoria, Malharia Cristina, MetalClin Hospitalar, Nathor Bicicletas, Olho Embutidos, Solar Vale, Tapeçaria Italiana, Usimatec, Vale Auto Shopping e Viacredi.