Workshop Síndicos Planning aborda a polêmica do AIRBNB

Compartilhe esse post:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Tema foi abordado na sétima edição do evento neste ano, realizada em Blumenau.

Blumenau recebeu em novembro, o Workshop Síndicos Planning com novidades na programação, e um dos temas debatidos foi o AIRBNB que é um serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem.

Criado em 2008, no Vale do Silício, o AIRBNB já levantou algumas polêmicas, entre elas, a hospedagem ou locação por temporada. É neste aspecto – o de aluguel de temporada, seja para festas como a Oktoberfest, em Blumenau, ou veraneio, no litoral – que surge uma polêmica: o condomínio pode proibir o proprietário de fazer este tipo de locação?

O advogado Felipe Fava Ferrarezi da Ferrarezi & Schmoegel Advocacia e Consultoria Jurídica explicou em sua palestra intitulada “AIRBNB: Questões polêmicas sobre hospedagens em condomínios residenciais”, questões como: se o locatário tem a permissão ou não para o uso das áreas comuns do condomínio, como salão de festas e piscina, e o que acontece se o locatário causar algum tipo de perturbação.

O evento, direcionado à síndicos e administradores de condomínios aponta temas relevantes e polêmicos que influenciam diretamente no dia a dia e na convivência dos moradores.

Entre as dúvidas sobre o uso do AIRBANB está a permissão ou não para o uso das áreas comuns do condomínio, como salão de festas e piscina, por exemplo. “Tudo isso precisa ficar pré-estabelecido dentro do condomínio, seja por meio de convenção ou regimento interno. E se o locatário causar algum tipo de perturbação, a possível punição para o proprietário do apartamento também deve estar prevista”, comentou, ressaltando a necessidade de o condomínio ter um síndico atento e as normas do condomínio atualizadas.

Workshop Síndicos Planning

Foi um dia inteiro de palestras, com novos temas e uma programação especial em comemoração ao Dia do Síndico, celebrado no dia 30 de novembro.

O evento é uma realização da Inspiracom Marketing e Comunicação e conta com os seguintes patrocinadores: Colordesign Tintas, Corrêa Mat. Elétricos, Embracon Condomínios, Ferrarezi & Schmoegel Advocacia e Consultoria Jurídica, Krenke Brinquedos Pedagógicos, Liderança Administradora de Condomínios, LP Elevadores, Montibeler Equipamentos, Técnica Engenharia, Unifique Telecom, Viacredi e Winker. Como apoiadores estão ACIB, CRA- SC, CREA-SC, CRECI-SC, FECOMÉRCIO, Instituto Gene, NSC TV, Prefeitura de Blumenau, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (SEDEC), SEAC E SINDESP-SC, SECOVI Blumenau, SECOVI FLORIPA/TUBARÃO, SECOVI Norte, SECOVI SC e SECOVI-Sul/SC.

Workshop Síndicos Planning – Blumenau
Data: 21 de novembro de 2018 (quarta-feira)

Horário: das 8hs às 19hs30min
Local: Auditório do Instituto Gene 

Endereço: Rua Antônio da Veiga, 105 – Bairro Victor Konder, Blumenau – SC
Informações: (47) 3285-7462 ou (47) 99147-4789; ou contato@sindicosplanning.com.br

Compartilhe esse post:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin