Workshop Síndicos Planning promove conhecimento para síndicos e administradores de condomínios

Em Blumenau, evento reuniu mais de 100 pessoas de várias cidades do estado

Ter conhecimento é fundamental para a vida. E quando você tem a responsabilidade de cuidar de um condomínio, isso aumenta ainda mais. E foi com este foco que a Inspiracom promoveu em Blumenau, dia 18 de abril, o Workshop Síndicos Planning.

Mais de 100 pessoas, entre síndicos e administradoras, receberam durante um dia inteiro orientações sobre incêndio, acondicionamento de lixo, comunicação e oratória, entre outros temas importantes.

O presidente da Associação Empresarial de Blumenau, Avelino Lombardi, esteve presente na abertura do evento e se surpreendeu com a qualidade das palestras e palestrantes. “São eventos assim que precisamos: que esclarecem e orientam. Por isso somos parceiros e estamos aqui”, disse.

Vice-presidente do Secovi de Blumenau, Tadeu Avi, afirmou em seu discurso que administrar um condomínio não é uma tarefa para qualquer um. “Quem assume o cargo deve estar preparado e saber conversar”, falou.

Quem também foi convidado para falar foi o diretor-presidente do Instituto Gene, Fabiano Odebrecht. Ele lembrou do processo de inclusão da Síndicos Planning no Gene. “A empresa entrou ano passado no nosso Programa de Incubação e está desenvolvendo um modelo de negócio o qual está sendo acompanhado pelo nosso programa de mentoria. E é para isso que estamos aqui: para ajudar projetos e negócios que precisem de aceleração”, comentou.

O evento foi o primeiro de uma série de atividades itinerantes que vai percorrer várias cidades do Estado. Em Blumenau, ele contou com o patrocínio da AgroGirassol, Altiva Brasil Soluções em Treinamentos, Corrêa Materiais Elétricos, FSB Engenharia, Grupo Le Nôtre Paisagismo, Licent Prime Registro de Marcas e Patentes, LP Elevadores, Montibeler Equipamentos de Segurança, Simblu Comunicação Visual e Técnica Engenharia. Este evento também tem o importante Apoio de ACIB, CREA-SC, Instituto GENE, Jornal dos Condomínios, SAMAE, SECOVI Blumenau, SEDEC – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo de Blumenau, Rádio Nereu, 90FM e Revista Área.

Confira o assunto de cada palestra

O Workshop Síndicos Planning foi dividido em dois grandes blocos. Na parte da manhã foram apresentadas quatro palestras. Foram elas:

Segurança contra incêndio e pânico em condomínios edilícios

O sargento do Corpo de Bombeiros de Blumenau Daniel Roberto Vercka orientou os participantes como devem agir tanto para prevenir incêndios quanto evitar pânico quando ele ocorrer num edifício edilício. Este termo é usado para aqueles condomínios que tem o morador do imóvel também como proprietário. Sargento Vercka também passou algumas orientações de alguns procedimentos que os síndicos podem fazer para evacuar um edifício com segurança.

De Síndico para Síndico – Rotinas de gestão condominial

A segunda palestra do evento ficou por conta de Sérgio Luis dos Santos, que atua como síndico em 18 edifícios de Blumenau. Santos falou sobre sua rotina de síndico e como lida com as mais diversas situações no dia a dia. De acordo com ele, as rotinas de gestão contribuem para um bom funcionamento dos condomínios, evitando grandes problemas posteriores entre condôminos.

Comunicação e Oratória para Síndicos

Além de abordar a importância da comunicação, O palestrante Antônio Carlos Cardoso apresentou técnicas de postura e entonação de voz que podem auxiliar os síndicos em momentos difíceis, como em uma assembleia por exemplo.

 

 

Segurança nas Instalações Elétricas – Proteção contra surtos de tensão

A quarta e última palestra da manhã foi do engenheiro Argemiro Corrêa. Durante quase uma hora, ele falou sobre a extrema importância do aterramento nas instalações prediais; dimensionamento de circuito e proteção para instalações prediais, laudos de para-raios, alarme de incêndio e iluminação de emergência exigida pelos bombeiros.

 

Separação, acondicionamento e disposição dos resíduos domiciliares

O gerente de Resíduos Sólidos do Samae de Blumenau, João Carlos Franceschi, foi o primeiro palestrantes da tarde. Ele falou sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e quais as responsabilidades de síndicos, condôminos e poder público em relação a ela.

 

Elevadores de Passageiros, o Cotidiano

Na segunda palestra da tarde, o engenheiro mecânico Julio Pancera falou sobre os cuidados que se deve ter com a manutenção dos elevadores. Esse meio de transporte essencial em um condomínio envolve uma série de cuidados. Quando deixam de receber a assistência devida, podem se tornar um verdadeiro desperdício de dinheiro e incômodo para os condôminos.

As responsabilidades da manutenção predial

São várias as situações que se deve estar atento em um condomínio, mas uma das que mais é preciso prestar atenção está ligada à manutenção predial. E foi sobre este assunto que o engenheiro civil Eduardo Irani Silva falou aos participantes. Silva enumerou uma lista de itens que não devem passar despercebidos, principalmente em relação às estruturas prediais.

 

“Condomínios verdes” – Permacultura em áreas urbanas

A penúltima palestra do workshop contou com a participação de Víglio Schneider, do Instituto de Permacultura do Vale do Itajaí. Ele explicou aos participantes como a permacultura é possível de ser aplicada mesmo em áreas urbanas. A “Cultura Permanente” abrange uma ampla gama de conhecimentos oriundos de diversas áreas científicas, para planejar e criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.

Apresentação do Case: Horta coletiva do Condomínio Artemis

Para finalizar a série de palestras do dia, o sub-síndico Carlos Caresia mostrou como sua ideia de implantar uma horta comunitária deu certo do condomínio residencial Artemis. Ele contou um pouco de sua experiência e a maneira que os moradores aceitaram e adotaram o espaço. Além dele, também participou o horticultor urbano Gilberto Raulino. Ele falou sobre as possibilidades de se montar uma horta com plantas comestíveis até mesmo nos jardins dos condomínios.

Próximo workshop já tem data confirmada

Gostou dos assuntos, mas não conseguiu participar? O próximo Workshop  será em Balneário Camboriú, dia 20 de junho, no auditório do SECOVI SC.

« 1 de 53 »

 

« 1 de 21 »

 

Confira a agenda e outras informações em sindicosplanning.com.br.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário!
Seu nome